sexta-feira, 14 de julho de 2017

Books Online SQL Server 2016



A Microsoft não fornece no SETUP o manual de referência completo do SQL Server (Books Online) já há algum tempo, como acontecia em versões mais antigas. Eu tenho por hábito sempre instalar o Books Online local, para situações onde estou sem acesso a internet, por exemplo, no notebook ou quando o servidor SQL Server está bloqueado para internet por medida de segurança.

A instalação do Books Online local é simples, mostrarei neste post como fazer.

O Books Online do SQL Server 2016 utiliza a versão 2.2 do Microsoft Help Viewer, que pode ser acessado do Management Studio, menu “Help” opção “Add and Remove Help Content” ou através da linha de comando abaixo:

"C:\Program Files (x86)\Microsoft Help Viewer\v2.2\HlpViewer.exe" /catalogName SSMS16

Executando o Help Viewer entre em “Manage Content” e digite “SQL Server”, selecione os itens clicando em “Add”. Para iniciar o download clique no botão “Update”, veja figura abaixo.


Quando terminar o download repare que a documentação selecionada já se encontra no painel a esquerda. 

O próximo passo é habilitar no Management Studio busca de help local no lugar de online, no menu “Help” selecione “Set Help Preference” e marque a opção “Launch in Help Viewer”.

Pronto, quando necessitar de Help na janela de query, basta destacar a instrução e clicar Shift + F1, que será feita uma busca automática no Books Online local.

Até o próximo post.

Saudações Tricolores,
Landry

Nenhum comentário: